O QUE É?

O sistema LUND é um software desenvolvido por profissionais da Paleontologia com o objetivo de catalogar fósseis depositados em coleções científicas brasileiras e disponibilizar esses dados diretamente na internet, permitindo assim fácil e rápido acesso uma fonte de informações seguras. A diversidade de materiais preservados no registro fóssil pode ser contemplada neste sistema (paleovertebrados, paleoinvertebrados, microfósseis, paleobotânica e icnofósseis), que é estruturado a partir dos espécimes das coleções, por meio do qual estão relacionadas as demais ferramentas disponíveis, como grupo taxonômico, tempo geológico, unidades estratigráficas e referências bibliográficas.

COMO FUNCIONA?

O sistema LUND é um software eficaz para curadoria de dados paleontológicos das instituições científicas e o compartilhamento destas informações na rede mundial, a partir de um servidor. É importante ressaltar que compartilhando um mesmo servidor as instituições não perdem a autoria ou controle dos seus dados, uma vez que a edição e atualizações são permitidas somente aos curadores das respectivas coleções.
O sistema LUND foi desenvolvido pela parceria das equipes do LAPALMA – Laboratório de Paleontologia de Macroinvertebrados/UNESP Bauru e Laboratório de Paleontologia da FFCLRP/USP – Ribeirão Preto e foi financiado pela FAPESP (Fundo de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo).

QUEM PODE USAR?

O LUND foi desenvolvido de forma que os dados estejam disponíveis online ao serem enviados ao servidor. O uso deste sistema por diversas instituições traz como resultado a padronização de dados e informações paleontológicas em uma base única, o que é o passo inicial para outros tipos de análises, como estudos de paleobiodiversidade em unidades estratigráficas ou períodos definidos Assim, o sistema LUND é uma ferramenta democrática, que permite que instituições de ensino e pesquisa, pesquisadores, profissionais, estudantes ou interessados tenham acesso as informações a cerca da coleções paleontológicas nacionais em tempo real.